.Dia da Familia.

Famílias que empreendem juntas enriquecem juntas

Mais de 90% das empresas brasileiras são gerenciadas por uma mesma família

Família muito unida e também muito ouriçada promovem negócios de sucesso e lucrativos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mais de 90% das empresas constituídas no país são familiares.


De acordo com o levantamento da PwC feita em 2016, o segmento de empresas geridas por membros da mesma família continua vibrante e ambicioso. Livres de pressões de resultados trimestrais que caracterizam empresas listadas em bolsa, essas organizações podem investir no longo prazo e esperar o tempo necessário para que boas ideias gerem valor. Além disso, no Brasil, 67% dos entrevistados acreditam que ajudam a estabilizar a economia. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), não faltam exemplos positivos para confirmar estes dados.

 

A rede Restaurantes Jangada, especializada em pescados e frutos do mar, tem se destacado ao oferecer ambiente familiar e comfort food para compartilhar. A marca atende uma média 32 mil clientes/mês e serve mais de 15 toneladas de peixe/mês. De 16 colaboradores na primeira casa, em Mogi Guaçu, a rede agora gera empregos para 300 trabalhadores, entre cozinheiros e garçons. Em apenas seis anos, com o gerenciamento da nova geração da família Lopes, o Jangada está em quatro cidades diferentes e no segundo semestre deste ano será conhecida em Santo André, no Shopping ABC, com a abertura da quinta casa.

Em Americana, o restaurante Fogão a Lenha, especializado em comida caseira, é referência na região. Estabelecido há 22 anos na cidade, foi construído através de uma administração familiar, com objetivo de oferecer uma culinária autêntica, com sabor de comida caseira e preço acessível.  

 

A primeira unidade foi aberta em 1996, por uma das mulheres da família, que gostava de cozinhar e tinha a necessidade de trabalhar para sustentar as duas filhas. No início, o restaurante tinha apenas seis mesas, um fogão, seis panelas e a coragem de Selma Martins Pio. A proposta de oferecer comida caseira de qualidade deu certo e a marca foi crescendo. Hoje são mais de 2 mil refeições diárias para mais de 50 empresas da região, com cardápios completos de café da manhã, almoço, jantar e ceia, além de 428 lugares nas quatro unidades do restaurante. E este número só cresce.

 

Sob o comando de Bruna Chacur, filha de Selma, a família inaugurou em 2016, a unidade do Fogão a Lenha Gourmet que neste ano vai ganhar uma expansão com mais 28 lugares em uma área de 33 metros quadrados. Trazendo a combinação perfeita do sabor da comida caseira com a modernidade em um ambiente acolhedor que todos procuram para almoços do dia a dia.

 

Em Americana e Campinas, família Katecare construiu as marcas Kyoto Japanese Food e Kaizen Japanese Food, ambas caracterizadas por oferecer culinária japonesa tradicional. O Kyoto foi um dos pioneiros no segmento na cidade de Americana. No ano passado, a casa passou por uma reinauguração e recebeu visual moderno e contemporâneo, sem perder a tradição estética do Japão.

Sob o comando do Sushiman Chef Guilherme Shigueo Katecare - sansei (neto de japoneses) - a casa sempre manteve a tradição japonesa, tanto nos costumes quanto na culinária. Katecare ingressou na gastronomia aos 16 anos, ao lado dos avós, onde trabalhou em uma pastelaria em Limeira.

 

No Kaizen, em Campinas, o comando é do empresário Eduardo Katecare - sansei (neto de japoneses) - e da Chef Jaqueline Mechi Katecare, que garantiu ao restaurante o título de melhor na culinária japonesa da cidade.  A novidade mais recente do restaurante é oMenu Degustação Omakase Sabores do Mundo que traz fusões gastronômicas surpreendentes. Com combinações únicas e exclusivas da culinária mundial com a gastronomia japonesa, a estreia deste mês é com a cozinha francesa. No menu, são incrementados sabores da carne de pato, carré de cordeiro e frutos do mar.