.LC Restaurantes, bem-estar, produtividade.

Mais saúde, mais rendimento!

Pesquisas realizadas confirmam que empresas que investem em projetos de saúde e bem-estar para funcionários garantem colaboradores mais engajados e produtivos

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo ManpowerGroup, líder mundial em consultoria organizacional e gestão de talentos e carreira, confirmou que saúde e bem-estar no local de trabalho exercem grande influência sobre a motivação, permanência, criatividade e produtividade dos funcionários, propiciando um melhor desempenho financeiro da organização.

O estudo realizado em mais de 15 países - incluindo o Brasil - apontou que as corporações engajadas em promover ativamente programas de bem-estar e saúde, são classificadas pelos seus funcionários como uma empresa estimuladora de inovação e criatividade. A pesquisa apontou ainda que estes colaboradores ficam 3 vezes mais propensos a avaliar suas organizações como produtivas.

A alimentação regrada também garante mais rendimento dentro do ambiente corporativo. Uma pesquisa elaborada pela Health Enhacement Research Organization mostrou que profissionais que se alimentam de forma saudável e com regularidade ao longo do dia tendem a ter um desempenho 25% melhor do que a média. De acordo com os dados, profissionais que comem cinco porções de frutas e vegetais pelo menos quatro vezes por semana tendem a ser 20% mais produtivos. Além disso, quem se alimenta de forma saudável e praticam exercícios com regularidade falta 27% menos vezes no trabalho e tem um desempenho 11% melhor.

 

Feirinha no trabalho

A empresa de restaurantes coletivos/corporativos LC Restaurantes, ciente da importância de uma boa refeição na vida dos trabalhadores, oferece não só preparações saudáveis no buffet de suas unidades em todo o Brasil como também desenvolve projetos que estimulam a melhora da qualidade de vida e rotina alimentar adequada de seus usuários. Segundo a Aberc (Associação Brasileira de Empresas de Refeições Coletivas), a iniciativa da LC é inédita no país.

O conceito LC Daterra da LC Restaurantes foi lançado primeiramente em uma unidade de São Paulo, todas às quintas-feiras. O objetivo é promover o bem-estar, a praticidade e a comodidade para os colaboradores, incentivando uma alimentação mais saudável com produtos frescos, naturais e opções orgânicas.

Os colaboradores e visitantes do restaurante podem adquirir os alimentos para consumo no local ou para levar para casa. Como em uma feira, são oferecidas frutas, legumes, hortaliças e oleaginosas (nozes, damasco, castanha, pistache, entre outros) que ficam dispostos em gôndolas com uma estética campestre e convidativa. Os fornecedores dos produtos são conhecidos e atestados pela área de Qualidade da LC Restaurantes. “Investimos cerca de R$ 30 mil no desenvolvimento da marca, acessórios personalizados e fornecedores parceiros para os produtos”, comenta a diretora comercial da LC Restaurantes, Dâmaris de Luca.

Para ela, a LC tem como meta principal proporcionar oportunidades para que todos tenham hábitos saudáveis em seu dia a dia. “Acompanharmos o ritmo dos clientes é o nosso principal objetivo, então o custo envolvido é retorno de qualidade de vida aos consumidores. Serviços como o DaTerra e Take Away são nossos diferenciais”, complementa.

 

Sem conservantes e pronto para comer

No conceito Take Away, também exclusivo da LC Restaurantes, é possível levar para casa uma refeição pronta, totalmente natural e sem conservantes, que o colaborador pode consumir no mesmo dia em sua casa. O cardápio é assinado por Jaque e Neka Barreto, conhecidas no cenário da gastronomia nacional por enaltecer alimentos nativos brasileiros e também refeições compostas por ingredientes naturais.

Todos os pratos são elaborados da forma mais artesanal possível. “Todos os produtos são elaborados aqui, todos os recheios são feitos com os melhores insumos possíveis, a gente usa produtos naturais, sem conservantes, sem atmosfera modificada”, completa.

Para ela, o novo serviço da LC Restaurantes é uma forma prática de garantir uma refeição saudável até mesmo com a rotina corrida. “Hoje em dia existem muitos produtos e molhos industrializados com excesso de sódio e metais pesados que prejudicam demais a saúde. A diferença de ter um produto natural e caseiro feito com ingredientes de qualidade é revertida para sua qualidade no teu dia a dia”, comenta.

 

Ginástica Laboral

Todos os dias da semana, a analista financeiro Regina Berchier chega à ABL (Antibióticos do Brasil) antes das 6h da manhã, mas o destino não é sala onde trabalha, e sim a academia da empresa. É lá que, com o auxílio de um profissional, ela se prepara para as corridas de rua que a empresa patrocina ou incentiva seus funcionários a participar.

A prática começou há 10 anos com o objetivo de perder peso, hoje com 20 quilos a menos e com muito mais saúde ela nem pensa em parar. “O prazer de cruzar a linha de chegada é indescritível. Se eu puder, correrei até meus 90 anos”, conta Regina.

A empresa mantém uma academia completa com mais de 20 aparelhos e um instrutor físico para acompanhar os treinos. “Atendemos cerca de 80 funcionários por mês e ainda prestamos assessoria para outros 20 que preferem fazer os exercícios fora. Além de orientar nas atividades, também incentivamos a melhoria dos hábitos alimentares”, revela o educador físico, Marcelo Aranha.

Quem decide participar das corridas de rua pela região recebe mais um incentivo, a ABL paga as inscrições e monta tendas no dia do evento com kits, mesa de frutas e bebidas para hidratação. Marcelo explica que a mudança de hábito é um trabalho difícil e de longo prazo, mas que os resultados compensam o esforço.  “Nesses anos todos, foram muitos casos de colaboradores que deixaram de ser sedentários e começaram a praticar atividade física. Nosso grupo de corridas começou com 13 pessoas em 2001, agora somos em 170. Isso reflete na qualidade de vida e todos saem ganhando, empresa e trabalhador”, comemora o educador físico.