.Lar dos Velhinhos Campinas, 114 anos, festa.

Lar dos Velhinhos de Campinas comemora 114 anos

Instituição comemora mais de cem anos

No dia 25 de julho foi comemorado o aniversário de 114 anos do LVC - Lar dos Velhinhos de Campinas, instituição que é referência entre as Instituições de Longa Permanência de Idosos pelo serviço prestado a dezenas de idosos carentes. 

Seguindo a tradição, para celebrar essa data, foi realizado um almoço – uma deliciosa feijoada, preparada por Eduardo Keunecke (Gaúcho Buffets Associados) e sua equipe de voluntários. Foi momento de agradecer e renovar a comunhão entre os idosos residentes, colaboradores e a diretoria da entidade.

O almoço foi repleto de gentilezas, amor ao próximo e uma “pitada de vó” de generosidade, visto que, só pode ser realizado graças a união de empresas, que juntas doaram todos os insumos necessários para comemorar mais um ano dessa entidade, que a mais de um século se dedica ao atendimento de uma parcela da sociedade muitas vezes não lembrada, garantindo-lhes um envelhecer digno, o resgate de sua autoestima e uma melhor qualidade de vida.

Em declaração emocionada, Mauro Calais de Siqueira – Presidente do LVC afirmou: “é uma honra fazer parte desta festa e saber que tantas pessoas acreditam em nosso trabalho. Somos muito gratos a todos e as empresas que colaboraram para que esse momento acontecesse - Guaraná Cruzeiro, Ramalho Carnes, Supermercado Feltrin, Bonelli Restaurante, Florisbela Floricultura, Happy Festas, Hugo Hanielli Decoração, Agência Spaço Comunicação, Inshape Funcional, Supermercado Enxuto, o músico Paulo Chagas e o fotógrafo Manu Pivatti.”

 

História do LVC

O ponto de partida se deu há pouco mais de um século, quando o jornalista Antônio Sarmento, iniciou uma campanha na imprensa para que fosse criado em Campinas um local de atendimento aos carentes. A cidade crescia em desordem, sem planejamento social e urbano, e era crescente o número de desabrigados em condições sub-humanas pelas ruas da cidade.

 

Após cinco anos promovendo debates e motivando a sociedade campineira, no dia 25 de julho de 1904, Dr. Paulo Machado Florence - então Delegado de Polícia – reuniu um grupo de pessoas de expressão, como Joaquim Villac, João de Paula Castro, Luiz José Pereira de Queiroz, Euclides Teixeira, Aristides Pompeu, Virginio Jacobsen e Padre Manuel Ribas D´Ávila, para fundar o “Asylo de Mendigos”.

 

Em 13 de agosto de 1905, na Câmara Municipal de Campinas, foi realizada uma assembleia geral para a eleição da primeira diretoria definitiva do local. Foram eleitos o presidente Orosimbo Maia (que se tornaria em 1907 o primeiro prefeito eleito de Campinas) e o Vice-Presidente Alberto Sarmento.

 

O local escolhido para as instalações do asilo foi uma chácara comprada do Coronel Bento Bicudo. A inauguração aconteceu em 10 de dezembro de 1905, no entanto, com um nome diferente: “Asylo de Inválidos”.

 

Com o passar dos anos, a maior parcela dos carentes em abandono correspondia aos idosos. Isso fez com que a instituição se especializasse ao longo das décadas para que, em 1972, reformulasse seu nome para Lar dos Velhinhos de Campinas. Desde sua origem a Instituição nunca teve vínculos religiosos ou partidários.

 

Seja um colaborador!

Para fazer doação pontual, por meio da Nota Fiscal Paulista ou ser voluntário do Lar dos Velhinhos de Campinas, basta entrar em contato pelo telefone da instituição (19) 3743-4308

 

Lar dos Velhinhos
Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas

Telefones: (19) 3743-4300 | 3743-4308

www.lvc.org.br