.Congresso Mega Brasil de Comunicação.

Congresso de Comunicação Corporativa homenageará profissionais com o Prêmio Top Mega Brasil

Iniciativa homenageia executivos e agências de comunicação que mais se destacam por sua atuação. Festa de premiação será no encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, em 28/5, em São Paulo

A Mega Brasil acaba de lançar o Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, em parceria com a Maxpress e Jornalistas Editora. A iniciativa vai distinguir os executivos e agências de comunicação corporativa do País, nas categorias Nacional e Regional, numa escolha feita, em dois turnos de votação, por um colégio eleitoral integrado por mais de 60 mil profissionais, entre jornalistas de redações (jornal, revista, rádio, televisão e internet) e profissionais de agências, empresas, organizações e áreas governamentais, que estejam atuando no setor. Também poderão ser incluídos neste colégio, profissionais autônomos, professores e outros interessados desde que estejam, de algum modo, vinculados a esse universo profissional. Para a concretização da iniciativa, a Mega Brasil buscou a experiência acumulada pela Maxpress e Jornalistas Editora que já atuam juntas na premiação de jornalistas de redação a partir da consulta a uma base formada pelos profissionais da comunicação corporativa. Desta vez, porém, o caminho será o inverso: os jornalistas de redação, maior contingente do colégio eleitoral do Top Mega Brasil, é que indicarão os executivos e agências que mais se destacam na comunicação corporativa. A festa de premiação está marcada para o dia 28 de maio, às 17 horas, no encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, logo após a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, no Novo Centro de Convenções Rebouças, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo.

“Nossa base inicial é o mailing de imprensa da Maxpress, integrado por cerca de 55 mil jornalistas, e o de comunicação corporativa da Mega Brasil, que incluem os milhares de leitores do Jornal da Comunicação Corporativa e as listagens de empresas e agências do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil. Esse Colégio não é definitivo, podendo ser ampliado à medida que surjam pedidos de inclusão de interessados em votar. Para tanto, o solicitante deve atuar na área, seja em empresas, instituições, organizações não governamentais, agências de comunicação, áreas governamentais, universidade entre outras. No entanto, a solicitação só será aceita se feita pelo próprio interessado, não sendo válido pedido coletivo de inclusão. As solicitações devem ser encaminhadas à Mega Brasil para o e-mail patrickribeiro@megabrasil.com.br, relacionando o nome do solicitante, cargo, empresa onde trabalha e telefone de contato. Essas informações serão analisadas por um grupo de trabalho especialmente constituído para essa finalidade e, havendo pertinência, o solicitante será imediatamente incluído no colégio eleitoral. "Vale destacar que a indicação dos vencedores será feita, em sua grande maioria, pela interface natural da comunicação corporativa, que é a grande imprensa. É ela quem bebe em nossa fonte, buscando nomes e informações que viabilizam e facilitam o trabalho do jornalista de redação. Dessa forma, tanto o executivo quanto a agência, independentemente do seu tamanho, que melhor fizerem este trânsito por certo levam grande vantagem na eleição", destaca Rossi.

Para Decio Paes Manso, diretor da Maxpress, trata-se de uma premiação pioneira e que pela primeira vez vai mostrar quais são de fato os mais respeitados e admirados executivos e agências de comunicação do Brasil, tanto nacional quanto regionalmente: “Vamos destacar os Top 10 nacionais e os Top 5 regionais, premiando, de um lado, os executivos que se mostram líderes dessa atividade; e, de outro, as agências de comunicação que têm feito a diferença num mercado altamente competitivo”, diz. Segundo ele, “para que a premiação seja a mais justa possível e reflita a real percepção do mercado, faremos essas escolhas em dois turnos de votação, o primeiro em que os eleitores poderão indicar livremente os executivos e as agências; e o segundo, em que esses mesmos eleitores vão escolher, entre os finalistas da primeira fase, os Top 10 nacionais e os Top 5 regionais”.

Top 50 e Top 10

Da primeira fase, segundo os organizadores, deverão sair 50 nomes de executivos e outros 50 de agências como finalistas; e dez nomes de executivos e outros dez de agências, para cada uma das cinco regiões brasileiras, a saber: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Os votos da segunda fase serão limitados a esse conjunto de finalistas, sendo que aí as indicações serão feitas em ordem crescente, do 1º ao 5º classificado. Na primeira fase, cada voto representará 10 pontos para o executivo ou agência indicados. Esses pontos serão levados pelos finalistas para a segunda etapa, que terá a seguinte grade de pontuação: 1º lugar = 100 pontos; 2º lugar = 80 pontos; 3º lugar = 65 pontos; 4º lugar = 55 pontos; e 5º lugar 50 pontos.

Executivos e agências bem votados poderão figurar simultaneamente nos rankings nacionais e da região em que atuam. Esta situação deve ser bem comum na região Sudeste que concentra grande parte de profissionais e empresas.

Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil lembra que a criação de um prêmio para a área de comunicação corporativa é um velho sonho que agora se materializa e que vai contribuir para dar ainda mais relevância a esta que é uma atividade em permanente crescimento no País: “Há tempos buscávamos a fórmula de um prêmio que pudesse envolver todo o mercado jornalístico e da comunicação e que se mostrasse atraente e confiável para a comunidade. Essa fórmula acaba de nascer e estará integralmente apoiada na percepção do mercado sobre os atores dessa atividade. Não estamos buscando os melhores, os maiores, os mais inovadores, mas sim aqueles que fazem a diferença neste mercado, por sua capacidade de bem se relacionar em todas as frentes. A parceria com a Maxpress, nesse sentido, garante à premiação não só uma base tecnológica sólida, mas, sobretudo, isenção, segurança e confiabilidade em relação aos resultados”.

A primeira etapa de votação, de livre indicação, será iniciada no dia 30 de março, estendendo-se até 16 de abril. A segunda etapa, que definirá os vencedores, tem início em 29 de abril e vai até 11 de maio.

Mais informações na Mega Brasil, pelo tel. 11-5576-5600 ou pelo e-mail patrickribeiro@megabrasil.com.br

As inscrições ao 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site da Mega Brasil. Os interessados da região de Campinas que colocarem indicação da Gargantini terão 20% de desconto em cima do valor vigente da inscrição. Para isso deverão ligar para o telefone 19 3645-6566 ou enviar e-mail para luiz@gargantini.com.br solicitando o código do desconto.