.Marketing.

Dica GG: O futuro do profissional de marketing

Quais as necessidades do profissional do futuro?

Quando falamos de futuro, enxergamos previsões bastante positivas, principalmente com o uso da tecnologia em diferentes setores. Desde que comecei minha jornada no marketing digital, tenho notado diversas mudanças, sobretudo na tomada de decisão, que precisa ser cada vez mais baseada em dados.  Com a chegada da inteligência artificial no setor, as empresas começaram a concentrar investimentos nessas soluções e tenho certeza que isso se tornará uma tendência em todos os negócios.

Por muito tempo os profissionais de marketing precisaram usar a criatividade para construir novas oportunidades e, apesar de continuar sendo fundamental no desenvolvimento de novas formas de pensar e fazer marketing, ela precisa ser, cada vez mais, pautada por informações, tecnologias e visão gerencial, tanto de pessoas como nos processos.

O profissional do futuro necessita desenvolver habilidades de gestão disruptivas, que concentre a capacidade de ler oportunidades em cenários de mercado e informações coletadas pelas plataformas de inteligência artificial e automação. Por isso, eles precisam ser multidisciplinares e unir a criatividade, o business e a tecnologia para proporcionar mais experiências e conveniências para os customers.

A automação de processos, que hoje são realizados por pessoas, será naturalmente difundida pelo mercado e pelas empresas em busca de melhores performances organizacionais e de diferenciação competitiva. Os profissionais de marketing que conseguirem se manter atualizados com estas transformações, conseguirão evoluir com o mercado e aplicar novas formas de trabalho.

Nós estamos na era da experiência e da conveniência, e a forma como as tecnologias de dados e omachine learning irão gerar aprendizado contínuo, fará com que os profissionais se adaptem cada vez mais para unir todo este conhecimento às competências de gestão e interpretação de oportunidades de negócio. Tudo isso irá gerar mais impacto na experiência de consumo ou na criação de novos serviços/produtos.

Por isso, é preciso investir seu tempo em adquirir conhecimentos mais generalistas que possibilitam tomadas de decisão relacionadas as esferas de pessoas. Acredito que a capacidade social ainda será um grande desafio para AI e neste quesito um profissional com visão estratégica conseguirá se manter único no mercado.

 

Fonte: Adnews