.Fake news.

Dica GG: A tecnologia e a assessoria de imprensa

Entenda qual o impacto causado pela tecnologia na assessoria de imprensa

Vamos começar a semana com informação?

Nos dias atuais, grande parte das pessoas utiliza a internet para se informar. Seja nos principais portais ou até mesmo nas redes sociais, o fato é que a comunicação on-line é uma importante aliada da sociedade.

Diante desse cenário, o que muda para os assessores de imprensa? Muita coisa! Há diversos aspectos que começaram a se tornar relevantes agora, como a divulgação de fake news. Saiba mais sobre esse assunto 🙂

Muita informação, muitas fake news

A popularização da internet fez com que todo mundo achasse que sabe de tudo. Basta alguns cliques para encontrar receitas da época do Dom Pedro, identificar doenças a partir de sintomas e descobrir os detalhes mais íntimos de uma celebridade.

Se, por um lado, o aumento da informação é muito importante, por outro, ele pode atrapalhar o público. Nos exemplos acima isso é nítido. Com exceção da receita — que realmente pode ser deliciosa — tratar da saúde pela internet requer atenção redobrada e saber muitas fofocas não leva a nada.

Quanto a isso, é dever dos assessores de imprensa e jornalistas serem o primeiro filtro da informação divulgada. Ao pensar em uma pauta, reflita se ela realmente irá agregar algo, levando dados importantes para o público.

Além disso, o aumento das fakes news fez com que empresas e instituições públicas aumentassem o cuidado nas redes. Não é raro, por exemplo, o CEO de uma companhia se tornar notícia porque disse algo inapropriado e foi mal interpretado.

Imagine que ele dissesse algo como “profissionais desqualificados aqui não têm vez, vamos demitir os profissionais”. Ao ler ou ouvir toda a frase é possível entender que o indivíduo quis falar sobre uma mudança estratégia, que foca apenas nos colaboradores sérios e comprometidos.

Porém, essa frase pode ser retirada do contexto, fazendo com que o público pense que todos serão demitido. Obviamente, isso causaria um enorme transtorno para toda a empresa.

Para evitar esse tipo de situação é que existe a assessoria de imprensa, que vem sendo cada vez mais requisitada. Ela pode prestar todo o suporte para que os porta-vozes falem da maneira certa e gerenciar crises de imagem.

Vários formatos de informação

A internet trouxe mais uma possibilidade para os assessores: a possibilidade de usar várias imagens, gráficos, podcasts e vídeos. Antes, as agências só podem compartilhar conteúdo audiovisual na televisão, sendo que nem sempre era fácil emplacar a matéria.

Agora, é possível divulgar releases acompanhados de outros tipos de materiais para enriquecer as reportagens. Se o cliente participa de uma feira, o assessor pode divulgar parte de uma palestra para o público.

Essa é uma grandes vantagens trazidas pela comunicação digital. Mais formas e portais para divulgar a informação ajudam a trazer mais resultados e visibilidade para a marca.

Rôbos são ótimos aliados

Apesar de não fazerem ⅕ do que um assessor faz, os rôbos e outras ferramentas de automatização ajudam a economizar tempo. Aqui na MGA Press, usamos chatbot apenas para um primeiro contato.

Se o usuário tiver uma dúvida específica, aí nos disponibilizamos para ajudar. Portanto, o recursos não substitui o atendimento humano. Até porque não basta configurar um programa para que ele entenda todas as necessidades do público.

No dia a dia, os assessores podem utilizar essas ferramentas para otimizar o trabalho. Uma alternativa para quem utiliza bastante o telefone para se comunicar com a mídia é configurar a linha para direcionar as chamadas. Assim, mesmo que não esteja na agência, é possível receber a ligação no celular.

A internet realmente mudou a maneira como se comunicação, acessa informação e enxerga o mundo. Para o setor de comunicação, as oportunidades aumentaram. Há mais canais para divulgar os releases, novas formas de propagar assuntos relevantes e novas ferramentas para o dia a dia.

Porém, os desafios também são maiores. Hoje o mundo vive a era das fakes news e tudo o que cai na rede rapidamente se alastra — para o bem e para o mal. Diante disso, mais do que nunca, é importante contar com profissionais qualificados ao lado das empresas.

Fonte: Mga Press