.Gargantini Comunicação.

Geração futura dá o recado em defesa do meio ambiente e da mudança de hábitos no dia a dia

O projeto acontece no próximo domingo, 10 de novembro, na Praça Beira Rio em Sousas

O Reviva o Rio Atibaia é um Movimento Ambiental que completa 22 anos de atuação em defesa do Rio Atibaia e da Área de Proteção Ambiental em Campinas (APA). É realizado pela Jaguatibaia - Associação de Proteção Ambiental, Associação de Remo de Sousas, e o laboratório Farmacêutico MSD, que tem sua fábrica em Sousas desde 1958. O evento, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Campinas e da subprefeitura de Sousas, desde sua primeira edição.


O projeto acontece no próximo domingo, 10 de novembro, na Praça Beira Rio em Sousas, entre 9h e 13h com diversas atividades de educação ambiental para toda a família.

Porque Sustentabilidade na Prática?
A humanidade tem vivenciado o efeito dos impactos destrutivos, sem precedentes, de suas ações sobre o meio ambiente e que certamente trarão consequências ainda mais graves para o futuro e para as próximas gerações. Não distante, o Brasil sofre com o rompimento de barragens, incêndios criminosos na floresta amazônica e, mais recentemente, com o derramamento de mais de 2.000 km de óleo bruto em seu litoral.


O Reviva o Rio Atibia, em sua 22ª Edição, busca com o tema “Sustentabilidade na Prática”, sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de tomar para si a responsabilidade de trazer para o dia-a-dia, o tema sustentabilidade, já que essa questão está diretamente relacionada à qualidade de vida das comunidades e afeta a saúde de todos.

A palavra, sustentabilidade (latim) significa “sustentar”, “apoiar”, “conservar”.

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, formado por um conjunto de ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
Sustentabilidade Ambiental e Ecológica é a manutenção do meio ambiente do Planeta Terra preservando a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas. É cuidar para evitar que desastres ecológicos, como os recém-presenciados, não voltem a ocorrer.

O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.

 

Refletir e agir.
O Reviva o Rio Atibaia proporciona um momento de reflexão para mudanças de atitude no dia-a-dia e para demonstrar que, com pequenas atitudes, como as listadas abaixo, todos podem assumir o protagonismo dessa causa ambiental:

• Evitar o desperdício de água;
• Usar fontes de energia renováveis;
• Manter preservadas áreas verdes e nossos mananciais hídricos;
• Priorizar a produção e consumo de alimentos orgânicos;
• Reciclagem e coleta seletiva de lixo;
• Armazenar a água da chuva para utilizá-la em tarefas de limpeza;
• Utilizar uma composteira em casa para reduzir a quantidade de resíduos domésticos orgânicos nos lixões.


Essas e outras formas de ação ecologicamente sustentáveis serão abordadas durante o evento na Praça Beira Rio, demonstrando às pessoas como elas podem de maneira fácil dar a sua contribuição ao meio ambiente, em suas casas, no seu ambiente de trabalho e de que maneira podem orientar as crianças para que possam ser agentes de transformação no presente e no futuro.
A partir da própria vivência na Área de Proteção Ambiental de Campinas (APA), a Jaguatibaia - Associação de Proteção Ambiental, o Laboratório Farmacêutico MSD e a Associação de Remo de Sousas, além de diversos outros parceiros, trarão de forma simples, direta e objetiva, informações sobre este território de modo geral, resultantes de pesquisas desenvolvidas para conhecer melhor a região e propor soluções viáveis para sua preservação.


Atrações na Praça.
Nesta edição, quatro escolas da região da APA Campinas estarão divulgando importantes ações realizadas pelos seus alunos - EMEF Ângela Cury Zakia, Colégio Illuminare, Colégio San Conrado e Escola Comunitária. Os visitantes irão aprender como fazer compostagem com restos orgânicos e exemplos para a captação de água das chuvas.

Os presentes ainda poderão encontrar na praça:
• Maquete de uma casa sustentável com utilização de recurso VR;
• Maquete Eletrônica com areia e modelagem manual – IFSP;
• Maquete sobre recarga dos lençóis freáticos e preservação da mata Ciliar, criada pela Jaguatibaia;
• Maquete sobre Estação de Tratamento de Água – ETA
• Oficina para segregação de resíduos domésticos – por alunos da PUC/Campinas, entre outros.
• Como contribuição técnica, o Reviva o Rio Atibaia ainda irá apresentar os primeiros resultados dos trabalhos em Agroecologia em andamento na APA Campinas que passará a ser denominada de APA AGROECOLÓGICA de Campinas, a partir da decisão na II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em 18 de outubro deste ano.
• Divulgação pela EMBRAPA Meio Ambiente da plataforma – WebAmbiente para adequação ambiental de propriedades rurais e Estratégias para Recomposição Florestal.
• A Fundação Mata Santa Genebra apresentará uma exposição da biodiversidade de nossas matas.
A ONG Jaguatibaia divulgará os resultados preliminares do Projeto “Conhecendo as águas da APA” desenvolvido há 28 meses em Parceria com a UNICAMP - FEA / DRH com participação da EMBRAPA Meio Ambiente. Nesse estudo, ao analisar a qualidade das águas, vazões, Ictiofauna, aves, e cobertura florestal de 3 sub-bacias de importância na APA Agroecológica de Campinas, pretende-se demonstrar como a recuperação da cobertura florestal da APA Campinas pode reduzir a dependência que a região possui do Sistema Cantareira.

MSD
A MSD, co-realizadora do Reviva o Rio Atibaia e que tem sua fábrica em Sousas desde 1958, acredita que a preservação dos recursos naturais com base no desenvolvimento sustentável merece atenção. A empresa que orienta a condução de seus negócios de forma a proteger o meio ambiente e garantir a segurança e a saúde de seus colaboradores, comunidades e público em geral, trará uma exposição demonstrando como a indústria, por meio de soluções tecnológicas e atuação consistente, consegue a harmonia entre o negócio e o meio ambiente.
Para Juliano Pedroso, Diretor de Operações da MSD em Campinas, “o Reviva Rio Atibaia é um projeto que nos enche de orgulho. Uma das formas de expressar o compromisso da MSD com o meio ambiente e com a comunidade em que estamos inseridos. Além disso, é uma excelente oportunidade de levarmos às gerações futuras temas tão importantes como educação ambiental e sustentabilidade.”
Grade completa de atividades do evento:
• Barqueata e EcoBarreira:
Integrantes da associação de Remo de Sousas realizarão uma limpeza simbólica do Rio Atibaia. O lixo encontrado será exposto na praça, com informações sobre o tempo de decomposição, para conscientizar os participantes e estimular a preservação do rio.
Nessa edição será instalada uma ecobarreira que irá reter o lixo flutuante em um trecho do rio, deixando ainda mais evidente a preocupante quantidade dos itens que são jogados no Atibaia.
• Distribuição de Mudas:
Produzidas no Viveiro Jaguatibaia, de frutíferas nativas da Mata Atlântica, o Bioma original da região, serão distribuídas com orientações sobre o plantio e suas características.
• Maquete Dinâmica:
Instrumento pedagógico, desenvolvido pela Jaguatibaia, que revela de forma simples e objetiva a importância da cobertura florestal na preservação dos corpos d’água, na manutenção da disponibilidade hídrica e na conservação da biodiversidade.
• Geração Futura dá o Recado:
Apresentação de trabalhos com foco em sustentabilidade de escolas da região.
• Árvore do Saber:
Espaço dedicado à leitura de livros infantis em família.
• Espaço Saúde e Qualidade de Vida:
Exames gratuitos avaliando a taxa de glicemia (que identifica a tendência ao diabetes), aferição de pressão arterial e orientações sobre o calendário geral de vacinas e sobre atitudes essenciais para uma vida mais saudável.
• Exposição Fotográfica: Olhares sobre a APA:
Coletânea de imagens de fotógrafos sobre o Rio Atibaia e o patrimônio ambiental, histórico, cultural e arquitetônico da APA, além de reportagens dos principais jornais da cidade.
• Circuito Ambiental:
Prática de plantio em vaso de cerâmica que poderá ser customizado no local pelos participantes.
• Boas Práticas:
A MSD apresentará uma exposição institucional com sobre os projetos de responsabilidade social e práticas de gestão ambiental da fábrica em Sousas, instalada às margens do rio Atibaia desde 1958 e considerada um modelo de convivência harmônica e de respeito com o meio ambiente.
• Arte e Ciência na Praça:
Espaço dedicado às crianças com jogos e brincadeiras, pintura de rosto, escultura de bexigas, desenho, pintura, distribuição de mudas de espécies nativas e experiências científicas com água.
• Mascotes do Reviva:
Peixoto, e seu fiel companheiro, Cascudinho, prometem agitar a garotada com suas performances.

Serviço:
Reviva o Rio Atibaia 2019
Data: 10 de novembro
Horário: das 09 às 13h
Local: Praça Beira Rio - R. Monsenhor Dr. Emílio José Salim, 12-76 - Sousas, Campinas - SP, 13106-004
Entrada gratuita

 


Precisa de mais informações?

Mendes & Nader Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

Paulo Yamashita - cel/wsp (19) 97156.6476 / (19) 3258-4707

paulo@mncom.com.br

atendimento@mncom.com.br

www.mncom.com.br