.Gargantini Comunicação.

Black Friday e assessoria de imprensa: por que falar sobre isso?

Não é novidade que a Black Friday é um momento de grandes expectativas para aumentar as vendas e garantir a visibilidade de marcas

Por Caroline Portiolli / Assessoria de imprensa digital


Não é novidade que a Black Friday é um momento de grandes expectativas para aumentar as vendas e garantir a visibilidade de marcas.

Porém, é preciso de muito mais do que um bom desconto para conquistar clientes. E é aí que entra o valioso trabalho da assessoria de imprensa.

Relacionamento e confiança entre marcas e públicos na Black Friday
Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que nem sempre é fácil conquistar clientes que enxergam o real valor do trabalho de comunicação externa.

Afinal, clientes querem ver resultado. 

E, por resultado, muitos querem alavancar o número de vendas e aumentar o lucro obtido no ano.

Assim, a Black Friday é um momento de muita expectativa para quem atua com venda de produtos e serviços. 

Afinal, essa é uma época em que as marcas lançam mão de descontos para atrair consumidores e competir com a concorrência.

Porém, só isso não basta. 

De acordo com um estudo realizado pelo Google (em parceria com a Provokers), 54% dos consumidores levam o fator experiência em conta na Black Friday.

O que isso quer dizer? Confiança de marca, engajamento com o público e atendimento qualificado são aspectos que fazem toda a diferença na hora de alavancar vendas.

E esses pontos têm a ver com um bom trabalho de assessoria digital ao longo do ano, não apenas no fim de Novembro.

Como melhorar o relacionamento entre o assessorado e o público para a Black Friday
Se experiência do consumidor, atendimento e engajamento são aspectos que falam alto na Black Friday, é hora de começar a usar as ações de assessoria para alavancar os resultados da marca que você gerencia, certo?

Afinal, assessoria digital vai muito além do disparo de releases para a imprensa.

Hoje, é preciso ser analítico, entender o comportamento do consumidor e planejar ações que impulsionam o engajamento da marca.

E você pode fazer isso, ao longo do ano, em 6 etapas:

1. Alinhamento de objetivos e expectativas
Antes de pensar em ações de assessoria digital para a Black Friday, é necessário mapear quais são os objetivos empresariais e alinhar as expectativas em relação ao seu papel como comunicador social nesse processo.

Dessa forma, você vai conseguir planejar ações de curto e médio prazo que alavanquem a visibilidade e o engajamento da marca para o fim de Novembro.

Afinal, as ações de comunicação precisam ser planejadas e executadas com estratégia. E isso se justifica porque reputação, visibilidade e engajamento de marca não são aspectos que melhoram da noite para o dia.

Leva tempo.

E é necessário ser muito analítico e cuidadoso, com o objetivo de evitar deslizes, contornar situações negativas e impulsionar as forças da marca.

Assim, se você quer alinhar a assessoria de imprensa ao momento da Black Friday, comece a mapear como o seu trabalho pode melhorar o relacionamento com os públicos e garantir bons resultados de vendas para a marca que você gerencia.

2. Estruturação de um SAC 2.0 efetivo
Mais uma etapa importante para melhorar o relacionamento e o engajamento entre marcas e públicos é a estruturação de um SAC 2.0 efetivo.

Aliás, conforme o mapeamento do Google sobre Black Friday, o atendimento de qualidade é um fator levado em conta pelos consumidores, principalmente no meio digital.

Dessa forma, lembre-se que SAC 2.0, em alguns casos, é responsabilidade do assessor de imprensa.

Por isso, construa diretrizes que ajudem a nortear o SAC 2.0, sem deixar a flexibilidade, a humanização e a agilidade de lado.

Inclusive, a gente tem um e-book sobre o papel do SAC durante gestão de crise. Clique aqui para fazer o download.

E não esqueça: é possível contar com a ajuda da tecnologia para garantir a agilidade necessária para o SAC.

Aliás, o mais relevante: não só durante a Black Friday, mas ao longo de todos os dias.

O Knewin Social, por exemplo, é um grande aliado nesse processo, sabia?

Ele te ajuda a fazer SAC de forma rápida, analítica e individualizada. 

Quer conhecer o Knewin Social e melhorar o seu processo de SAC 2.0? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita.

3. Análise do comportamento do consumidor
Outra etapa importante para melhorar o relacionamento entre o assessorado e o público é analisar o comportamento do consumidor.

A compreensão de quem é o seu público, em quais redes está mais presente e o que fala ou pesquisa é fundamental para planejar ações de assessoria digital efetivas.

Afinal, se não entendemos com quem estamos falando, fica complicado pensar em conteúdos que impulsionam engajamento ou em anúncios específicos para a Black Friday.

Essa análise pode ser feita a partir da estratégia de monitoramento, principalmente dos canais sociais.

Quando monitoramos os canais sociais dos assessorados, podemos ter acesso a dados valiosos para compreender

Se estamos falando a mesma língua que o público.
Se estamos disparando releases para os veículos certos.
E se estamos colocando forças nas ações de comunicação corretas.
Quer se aprofundar na temática monitoramento de redes sociais e análise do público na assessoria digital? É só clicar aqui.

4. Produção de conteúdo que engaja o público
O quarto passo para alinhar a assessoria de imprensa ao momento da Black Friday é produzir conteúdos, ao longo do ano, que engajam o público.

Afinal, é a construção de laços que nos ajuda a manter os consumidores perto da nossa marca, principalmente em um momento no qual outras empresas também lançam mão de descontos irresistíveis.

Além disso, manter o bom engajamento e relacionamento com o público é ainda mais vital quando 71% dos entrevistados do estudo do Google afirmaram que fizeram compras em lojas diferentes do usual na Black Friday de 2018.

Assim, para reter esse consumidor que é tentado por descontos, é essencial estabelecer laços de confiança a partir de conteúdo útil e de qualidade.

Outra coisa que você pode fazer é manter o público sempre informado das novidades e dos descontos, ou então lançar ofertas exclusivas para os seguidores da marca, por exemplo.

5. Acompanhamento da concorrência
Quer melhorar o relacionamento do assessorado com os consumidores? Então, não deixe de acompanhar as ações da concorrência.

Afinal, não esqueça que as outras marcas também investem em assessoria digital e em serviço de gestão e monitoramento de redes sociais.

Dessa forma, faça análises periódicas das ações da concorrência, especialmente em momentos de Black Friday.

Isso vai te ajudar a pensar em conteúdos, anúncios, sugestões de pauta e outras estratégias para cativar o consumidor, evitando quebra de laços e de confiança.

6. Análise de sentimento da marca
Outra ferramenta valiosa para melhorar o relacionamento entre marcas e públicos na assessoria digital é fazer análise de sentimento.

A análise de sentimento é uma ferramenta simples que ajuda na construção de um panorama qualitativo sobre o assessorado.

Ela é basicamente a categorização das menções sociais (ou noticiosas) em neutro, negativo e positivo, de acordo com o teor da mensagem e com os objetivos da marca.

O importante é compreender que a análise de sentimento é uma ferramenta que te ajuda a enxergar quais são os consumidores insatisfeitos ou satisfeitos com a marca.

Com isso, você pode construir radares de ações que ajudem a conter cenários negativos ou aproveitar as situações positivas.

E isso é extremamente valioso para fortalecer os laços com os promotores da marca e entender os motivos dos feedbacks negativos.

Quer entender mais sobre análise de sentimento? Clique aqui e leia o nosso artigo sobre o assunto.

Por fim, para melhorar o relacionamento entre seu cliente de assessoria e os públicos estratégicos, baixe o nosso e-book Como lidar com os consumidores na assessoria digital.