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Métricas de vaidade: como distinguir dados que não tem relevância dos dados cruciais

Já ouviu falar das métricas de vaidade? Elas são medidas usadas frequentemente pelo Marketing Digital.

Métricas de vaidade: como distinguir dados que não tem relevância dos dados cruciais

Já ouviu falar das métricas de vaidade? Elas são medidas usadas frequentemente pelo Marketing Digital. Contudo, elas não são relevantes para avaliar a efetividade e o sucesso de campanhas e ações. Inclusive, em determinados momentos, elas podem ser inconstantes, atraentes pelos motivos errados ou até mesmo enganosas! 

É isso mesmo! E, por conta disso elas causam calafrios até mesmo nos analistas de dados mais experientes do mercado. Isso ocorre principalmente quando falamos sobre as redes sociais, onde os indicadores podem se demonstrar ainda mais confusos. 

Assim, existe um evidente perigo de nos prendermos a estas medidas de vaidade e acabarmos deixando de lado as métricas realmente importantes. Por isso, no decorrer deste artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre as métricas de vaidade e como separar os dados que não agregam ao seu site. Veja algumas métricas de vaidade que vamos abordar aqui:

1. Notificações de curtidas
2. Cliques
3. Seguidores
4. Compartilhamentos
5. Download de App
 
O que são métricas de vaidade
Para começar, é importante que você saiba exatamente com quais medidas está mexendo. Por isso, iremos disponibilizar uma explicação mais detalhada sobre as métricas de vaidade. 

Resumidamente, elas compreendem um conjunto de informações agregadas por um analista de marketing, mas que não auxiliam em quase nada na hora de avaliar se as ações, os conteúdos e os investimentos estão surtindo o efeito esperado.

Pode parecer uma descrição um tanto quanto vaga, mas é dessa forma que muitos especialistas se referem a elas. Entretanto, ao ler isso você pensa: Então as métricas de vaidade devem ser ignoradas, certo? Errado!

Em momento algum dissemos que você precisa ignorá-la. Isso porque nos últimos anos ocorreu enorme crescimento e popularização das redes sociais. Desse modo, uma série de empresas decidiram investir bastante nas métricas de vaidade. E você sabe o motivo?

Bom, de nada adianta criar uma página ou patrocinar anúncios nas redes sociais sem possuir um objetivo claro em mente. Assim, é necessário saber quais métricas você deve acompanhar em sua campanha, para que seu dinheiro não seja investido em vão. 

Logo, as métricas de vaidade não precisam e não devem ser ignoradas, mas ao mesmo tempo não serão elas que ditarão o rumo do seu negócio. Isso porque apesar de “úteis em algumas ocasiões, elas apresentam alguns problemas específicos, como por exemplo:

1- Notificações de curtidas
Aqui encontramos uma das mais perigosas métricas de vaidade existentes. E é bastante comum que em campanhas realizadas no facebook ou instagram ela seja lembrada. 

Isso pois muitas empresas costumam dizer “Nossa campanha é um sucesso, conseguimos x likes em tal publicação”. Entretanto, existem diversos fatores que podem ter conduzido o usuário ao like, não necessariamente sendo a campanha em si. 

Pode ser que a pessoa tenha gostado da fonte, do título, da foto ou até mesmo de um gif de criança ou cachorrinho adicionado ao post. Ou seja, existem muitos motivos que podem induzir à curtida. E, em muitos casos, eles podem possuir pouquíssima relação com o objetivo central de sua campanha. 

2- Cliques
Aqui também é possível observar outra métrica de vaidade um tanto quanto enganosa. Apesar de parecer relevante, como o próprio nome já diz ela indica apenas vaidade.

Isso porque ela costuma a ser realmente válida quando você possui um objetivo muito claro por trás desta métrica. Assim, apesar de indicar que as pessoas estão acessando o seu site ou blog, ela precisa ser acompanhada de uma taxa de conversão e tempo de permanência na página correspondentes. 

Caso contrário, é necessário reavaliar a sua página de maneira geral e observar se ela corresponde a expectativa dos visitantes. Muitas vezes é interessante contratar uma empresa especializada para criarem uma estratégia de otimização do seu site.

Os sites podem garantir muitos cliques a partir de clickbaits. São aquelas chamadas extremamente sensacionalistas, mas que não possuem um conteúdo condizente ou relevante.

3- Seguidores
Em qualquer rede social, seja Facebook, Twitter ou Instagram, o número de pessoas que acompanham a página quer dizer algo próximo de nada, enquanto métrica de negócios.

É isso mesmo, e não precisa se espantar! Obviamente possuir um grande número de seguidores é muito bom, mas não indica necessariamente que sua empresa garantirá sucesso nos negócios. 

Assim, até mesmo o instagram, que possui uma versão específica para negócios ainda não foi totalmente explorado e apresenta métricas que podem ser muito mais relevantes para sua empresa.

4- Compartilhamentos
Certamente, se um grande número de pessoas compartilha o seu conteúdo, quer dizer que ele está indo pelo caminho certo. 

Entretanto, o número de compartilhamentos não indica necessariamente que a sua empresa possui sucesso na estratégia previamente definida. 

Isso vale principalmente quando o post compartilhado diversas vezes for um meme ou qualquer coisa sem um objetivo muito claro. 

5- Download de App
Se você possui um app, com certeza deve direcionar muitos esforços para que as pessoas façam o download dele!

Contudo, é preciso entender melhor o quão relacionado com faturamento e usuários pagos esse número significa.

O grande motivo para isso é que o download de apps gera um custo transacional para empresas, que muitas vezes acaba sendo anulado pela taxa de desinstalação.

Assim, podemos dizer que para quem ainda está criando o app ou lançou ele há pouco tempo no mercado, o número de downloads é com certeza muito importante.

Entretanto, a longo prazo, tenha cuidado. Mensure a citada taxa de desinstalações, downloads x cadastros de novos usuários e, claro, usuários pagantes do seu app.

Caso você receba poucos downloads mas muitos cadastros, poucas desinstalações e os usuários fazem uso das funções pagas deles, você está no caminho certo.

 

Quais são as métricas realmente relevantes?
Já que as métricas de vaidade muitas vezes podem nos enganar e até mesmo atrapalhar, como vimos anteriormente, você deve estar se perguntando: Quais são as métricas que realmente importam e influenciam em meu negócio?

Por isso, separamos uma pequena listinha com as principais delas. Acompanhe:

Taxa de conversão de campanhas: trata-se de uma métrica muito usada para medir resultados, ainda mais pelo Marketing Digital. O intuito dela é entender o retorno dos investimentos do seu negócio, tanto em relação ao tempo quanto aos custos.
- ROI: É uma sigla que expressa “return over investment”, retorno sobre investimento. É através desse indicador que há a possibilidade de compreender a quantidade de dinheiro que o negócio está fazendo ou perdendo, ao realizar investimentos específicos.
Conversão ao longo do funil: o objetivo, neste tópico, é atrair clientes e, portanto, as taxas de conversão ao longo do funil variam, a partir da qualidade dos contatos que são gerados.
- CAC: trata-se do resultado das somas de investimentos realizados em Marketing e Vendas, com divisão pelo quantitativo de clientes que são obtidos em um mesmo tempo.
- LTV: trata-se do “lifetime value” que significa “valor do ciclo de vida”. É uma métrica que consegue estimar lucratividade líquida da vida dos clientes.
- CTR: trata-se da métrica de “click through rate”, que está associada a anúncios online. Significa “taxa de cliques”. Ela identifica a qualidade de um anúncio.
 
Portanto, os dados cruciais são versados ao tempo de projeto x resultados relevantes. Identificar métricas que possam trazer relevância dos resultados em tempo específico, pode ser bastante útil e benéfico ao seu negócio!

 

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Fonte: Runrun.It