.Gargantini Comunicação.

A região de Campinas e sua gastronomia fértil

Cidade-teste está repleta de exemplos de profissionais que se formam, brilham fora daqui mas voltam para exibir seu talento

A CEO da Gargantini, Cassia Gargantini é colunista da A Cidade On e a coluna deste mês é sobre a região de Campinas e sua gastronomia fértil. 

Que Campinas é uma cidade-teste, todo mundo sabe. Grandes marcas vêm lançar seus produtos por aqui, na intensão de ajustar pontos fortes e fracos e depois expandir pelo Brasil.

O que ainda não se evidencia na região é a quantidade de profissionais de gastronomia que nasce, cresce e se forma a partir da cidade-teste. Daqui saem nomes que se especializam pelo mundo e voltam (graças a Deus) para nos alimentar com pratos da melhor qualidade. Um desses destaques é a chef Alê Lembo. Conheça melhor essa mulher multiplataformas que cuida da saúde e alimentação dos Campineiros com sabor e qualidade internacional.

Alessandra Lembo Nogueira, chef Alê Lembo, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como Personal Chef, levando a alimentação saudável, acessível e saborosa para dentro das residências de Campinas e região. Atua como chef consultora, com desenvolvimento de cardápios e pratos especializados em restaurantes, bares e cafés (sendo consultora desde 2017 na loja Juice&Toast nos aeroportos de Viracopos em Campinas/SP e Confins/MG), além do desenvolvimento de produtos com a sua assinatura para empresas. É idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos fit, low carb e veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Chef Alê ministra aulas de gastronomia na escola Fran Tonello, em São Paulo e na Lecodê, em Campinas. É professora convidada para aulas pontuais no curso de nutrição da Puc-Campinas, é colunista, influenciadora digital e mantém um canal de receitas no Youtube.

Quais os diferenciais da sua gastronomia?
Chef Alê Lembo - Trabalho com a alimentação saudável de forma atrativa e inclusiva, sempre pensando em receitas práticas, sem glúten, sem lactose e isentas de refinados, mas com ingredientes acessíveis, e o principal, com muito sabor. O objetivo é fazer com que as pessoas se encantem com a alimentação saudável e adotem como estilo de vida porque se surpreenderam.


Quais alimentos podem ser aliados a saúde da mulher?
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde mental e física. Quando comemos bem, estamos fortalecendo nosso corpo e colaborando com a prevenção de uma série de doenças. As mulheres necessitam de atenção especial e os melhores aliados da alimentação são:
linhaça dourada (controla as ondas de calor, favorece o rejuvenescimento, a perda de peso e o funcionamento do intestino), inhame, cacau, frutas vermelhas, óleo de coco, azeite extravirgem, abacate, aveia, amaranto e quinoa. É importante lembrar que praticar exercícios físicos com regularidade é fundamental para a saúde da mulher.

E para manter a memória ativa, há algum ingrediente ou tempero que ajude?
Sim! Mirtilo, goji berry, açaí e outras frutas vermelhas auxiliam na manutenção da memória, cognição e capacidade de se manter focado. Além delas, o brócolis, cacau, café, linhaça, nozes e cúrcuma também são ótimos aliados. A cúrcuma, em especial, é o meu tempero queridinho, e está presente na minha cozinha em quase todas as preparações.

Por que esse encanto pela cúrcuma?
Porque é um tempero maravilhoso. Além do sabor, têm a curcumina como o seu principal ingrediente ativo e se potencializa com a pimenta do reino (piperina). Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes, e é um antioxidante muito eficiente. Há estudos atestando que as funções antioxidantes da curcumina agem protegendo as células do cólon, da próstata, da mama, da pele, entre outros órgãos.

Quais os alimentos que devem fazer parte da dieta de uma mulher para ajudar na prevenção do câncer de mama?
Os fundamentais na prevenção do tumor de mama são: atum, salmão, sardinha, brócolis, couve, repolho, tomate, goiaba, melancia, chia, linhaça, castanhas e gengibre. Lembrando que devemos sempre optar pelos alimentos orgânicos, por conta da isenção dos agrotóxicos. Entretanto, caso não seja possível, uma boa alternativa é consumir as frutas e verduras em sua época (pois tem menor carga de agrotóxicos) e sempre higienizar antes do consumo.

Alguma dica de receita rápida?
O bowl de pudim de chia e nuts é uma excelente opção.  Ingredientes para o pudim de chia:
- 1 xícara de chá de leite vegetal de castanhas (Castanha de caju, Amêndoas, Mix de Nuts ou Castanha de Caju e Coco)
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 1 colher de café de essência de baunilha
- Açúcar de coco ou Xilitol ou stévia a gosto (opcional)

Modo de preparo: Em um recipiente, misture todos os ingredientes e cubra com plástico filme (ou acondicione em um recipiente com tampa), e leve à geladeira por pelo menos 06 (seis) horas.

Ingredientes para a montagem do Bowl:
- 1 medida do pudim de chia pronto
- Itens para decorar, a gosto:
- Frutas vermelhas frescas (morango, amora, mirtillo)
- Cramberry desidratada
- Mix de castanhas (castanha de caju sem sal, nozes e castanha do pará) picadas

Coloque o pudim de chia em um bowl, e decore com as frutas e castanhas a gosto. Você pode acrescentar ou modificar as frutas e castanhas a seu gosto.