.Gargantini Comunicação.

Hospital Puc-Campinas realiza 'Máquina dos Sonhos'

Baseado no livro Fazedores de Sonhos

Janeiro teve início com a 'Máquina dos Sonhos' para os pequenos internados no Hospital PUC-Campinas e que por algum motivo passarão por um procedimento cirúrgico. "A cirurgia infantil geralmente é traumática para os pais e para a criança. Quase sempre as pessoas choram do início ao fim, seja pelo medo ou pelo risco que a situação representa", explica a coordenadora do Serviço Social, Aline Baltazar. Com o objetivo de humanizar o atendimento e quebrar o clima tenso do processo, o Hospital PUC-Campinas criou um novo modelo de assistência, onde contempla o livro Fazedores de Sonhos, os quais são os anestesistas e os carrinhos elétricos. 
 
As intervenções contemplam três momentos deste processo: o período antes da cirurgia, ainda na enfermaria, o transporte da criança até o Centro Cirúrgico e a indução anestésica. No universo imaginário da criança, será aplicada a 'entrevista do sonho', uma série de perguntas para entender qual o personagem favorito da criança e então explicar como funciona a cirurgia: um momento em que ela vai ser levada a um mundo de sonhos. 
 
Segundo Aline o livro Fazedores de Sonhos idealizado pela sociedade Brasileira de Anestesiologia e escrito por Ana Gabriela Pádua Dias da Silva, Ivana Pádua Dias da Silva e Willian Henrique Pereira, apresenta o processo cirúrgico de forma lúdica com intuito de envolver a criança no processo e desmistificar o ambiente hospitalar. A história começa com a frase "existe uma equipe de pessoas, aqui no planeta, conhecida como Fazedores de Sonhos...". O gás é liberado pela máquina dos sonhos, entrando pelo nariz e leva a criança até seu mundo imaginário.
 
A magia não para por aí, a criança segue para o Centro Cirúrgico em um miniveículo automático. "Uma criança que passa por uma cirurgia tem sempre um histórico traumático e humanizar o atendimento, passa para os pais a relação de confiança na equipe", completa. 
 
O Hospital PUC-Campinas realiza por mês cerca de 60 cirurgias infantis de convênios do Sistema Único de Saúde (SUS), Privados e Particular. Esse projeto com o apoio da Diretoria de Enfermagem foi elaborado pelo Serviço Social e Centro Cirúrgico com objetivo também de individualizar cada vez mais o cuidado com as crianças, pais e familiares. Cada criança leva para casa uma experiência especial e diferenciada e nos próximos dias o livro será disponibilizado on-line.