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Estratégias de marketing para a Páscoa são fundamentais para gerar bons negócios

Data deve movimentar mais de 100 milhões de consumidores, sendo uma ótimo oportunidade para negócios de diversos segmentos

Dados do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontam que a Páscoa deve movimentar o comércio brasiliero em 2023, levando às compras mais de 100 milhões de pessoas nos próximos dias. O motivo dessa grande movimentação no varejo se dá, principalmente, pela Páscoa ser uma data atrelada ao setor alimentício e com potencial de se encaixar em praticamente qualquer ramo de atividade.

Para o consultor e head de marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro, as datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para o varejo, já que ela pode ser facilmente inserida nas ações das lojas, trazendo não apenas retorno financeiro como uma porta para ações de fidelização e atração de novos clientes. “A Páscoa é uma data reflexiva, que pode se encaixar em praticamente todos os ramos de atividade, seja na oferta de produtos, seja na mensagem de renovação a ser passada aos clientes, colaboradores e até empreendedores. Dessa forma as empresas podem se utilizar desta data de forma muito abrangente nas ações de venda e nas ações de marketing que têm um grande potencial de atrair, converter e fidelizar os clientes”, explica o consultor. 

Gabriel conta que uma das formas mais efetivas de começar o planejamento das campanhas de Páscoa é pesquisar dados sobre o comportamento dos consumidores em anos anteriores, entendendo o padrão seguido. “2020 e 2021 foram anos atípicos, já que a pandemia impactou toda a sociedade, em especial o comércio. Foram anos de mudanças expressivas no comportamento dos consumidores que se refletem na forma como vão as compras hoje, na escolha de seus produtos e no relacionamento que têm com as empresas. As empresas que entenderem e consigam usar isso a seu favor, já saem na frente”. 

Os dados da pesquisa da CNDL e do SPC Brasil dão um norte acerca de como deve ser o comportamento do consumidor em 2023. Segundo a pesquisa, os principais locais de compra dos produtos para a Páscoa deverão ser: supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (42%) e lojas de grandes varejistas (41%). Já a forma de compra deve ser feita em loja física por 73% dos consumidores. “O comércio físico segue forte, principalmente, no setor de alimentos, porém as empresas que souberem investir em estratégias de marketing em ambos os ambientes (físico e online) tendem a ter mais oportunidades de negócios. Além disso, é fundamental estar no ambiente digital e usar ele a seu favor com produção de conteúdos, promoções personalizadas, fortalecimento de marca e fidelização dos clientes”, explica Gabriel.

Dicas de campanhas de marketing para a Páscoa:

Não tenha medo de abusar do chocolate

Brasileiro adora chocolate e a Páscoa é sinônimo dessa iguaria, portanto use e abuse dessa guloseima. A vantagem é que o chocolate é um produto que “combina” com qualquer tipo de empresa, seja no ramo de serviços, seja de alimentação e varejo. Uma boa ideia é usar o chocolate para fazer logomarcas e brincadeiras interativas com o cliente como, por exemplo, uma loja de sapatos pode fazer sapatinhos de chocolate e distribuir para os clientes. Aproveite para fazer parcerias com chocolaterias artesanais e oferecer opções diferenciadas e de alta qualidade. Kits de produtos com guloseimas, balas e chocolates também podem ser boas ideias. Empresas de saúde e bem-estar podem agradar os clientes oferecendo opções de produtos feitos com chocolate 70%.

Aposte em geração de conteúdo e envio de mensagens

A Páscoa é uma boa oportunidade de enviar uma mensagem bonita aos seus clientes e manter o contato ativo. O e-mail marketing é uma boa opção já que não é invasivo e pode conter link de direcionamento para uma página de venda de produtos. Para isso invista num conteúdo interessante e com um título bem chamativo. Outra opção é o Whatsapp, que é uma das formas de comunicação mais usadas pelos brasileiros. Neste caso dê ao cliente a opção de se cadastrar para receber as suas mensagens e use o canal para envio de promoções exclusivas e novidades. 

Crie uma Landing Page (LP) especial para a data

A criação de uma LP ajuda a direcionar todas as ações de suas campanhas de SMS, Whatsapp, E-mail Marketing, redes sociais, etc, para um lugar específico, facilitando a geração de leads, aumentando o tráfego da página e concentrando a oferta de produtos. Desta forma você pode aumentar os resultados e gerar uma experiência positiva no momento em que o consumidor for buscar produtos e promoções.

Tenha estratégias de CTAs (chamados para ação) efetivas

Por ser uma campanha temática, sazonal, é importante ter muita clareza sobre qual ação é desejada pela sua empresa. Estratégias de senso de urgência são boas ideias, já que podem delimitar o período de duração tendo a data da Páscoa como parâmetro. Não se limite apenas a data e busque trabalhar o período inteiro, desde as semanas anteriores até a data da comemoração é fundamental adequar o tempo de duração com o tipo de campanha e o resultado esperado.

Invista em promoções e faça com que sua campanha chegue até o público

As promoções são as principais formas de chamar a atenção dos clientes que já conhecem a marca e de novos, principalmente, na última semana antes da Páscoa. Para isso invista em promoções diferenciadas e que tenham o cliente como principal foco. Porém, de nada adianta fazer promoções se o seu público não tiver acesso a elas ou não entender o seu conteúdo. Por isso, entenda qual é o tipo de divulgação que mais faz sentido para o seu segmento e tipo de negócio e planeje a sua ação de divulgação usando todos os canais da marca, como Whatsapp, redes sociais, e-mail marketing, etc. O importante é garantir que os consumidores saibam e participem da campanha, aumentando as vendas do seu negócio.

Capriche na decoração

A estratégia de trade marketing para sua loja física é um fator de decisão de compra, a exposição dos produtos, limpeza, organização mesmo no caos dos últimos dias se faz necessário. Negocie com seus fornecedores (indústrias) materiais de merchandising que possam somar a sua decoração e deixar o ambiente mais aconchegante, chamativo e de fácil compra.

Coloque o cliente no centro das atenções

O cliente deve ser o foco de todas as suas estratégias de divulgação e de vendas. Para isso, invista em oferecer um bom atendimento, um ótimo ambiente para compras,  em opções interativas e divertidas, em ouvir o que o cliente tem a dizer e fazer as mudanças necessárias para atendê-lo, sempre. 

Reforce os laços com a sua marca com os seus colaboradores 

Você pode investir em campanhas internas com seus colaboradores, como aulas de culinária e gincanas. Também pode envolver os familiares desses colaboradores com passeios em família, estreitando os laços entre empresa e funcionários.

 

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.